quinta-feira, 2 de abril de 2009

O USO E O DESENVOLVIMENTO DE ENERGIAS ALTERNATIVAS


Nesses últimos anos, as consequências da crise energética e do aquecimento global foram dois alarmes para o homem, isto é, despertaram a capacidade de desenvolver soluções para essas duas ocorrências graves.
Estamos vivendo mais uma crise petrolífera: O petróleo (ou “Ouro negro”), que é uma fonte de energia produzida há milhões de anos pode acabar daqui à pouco tempo. O petróleo é um combustível fóssil bastante utilizado e explorado e é uma das maiores fontes poluentes já existentes.
São várias as formas de reverter esses problemas. Uma delas é rever uma boa parte da matriz energética usada pelo homem até agora. A partir daí surgiu a necessidade de desenvolver fontes de energia alternativas ou renováveis. Essas fontes são obtidas da natureza e , virtualmente, inesgotáveis. Algumas possuem grande quantidade de energia e outras têm a capacidade de regenerar-se por meios naturais.
As energias alternativas podem ser geradas através de várias fontes: HIDRÁULICA, energia potencial da água realizada em hidroelétricas; EÓLICAS, energia cinética ou de movimento que utiliza o vento que é captado por aerogeradores ou moinhos de ventos; OCEÂNICA, energia cinética de movimento ondular que por uma turbina é transformada em energia elétrica; SOLAR, energia captada em painéis térmicos que é armazenada em baterias próprias utilizadas para o serviço doméstico; GEOTÉRMICA, energia que vem do calor do interior da terra e utiliza os gêiseres (Fontes termais); NUCLEAR, que consiste em usar de forma controlada as reações nucleares para gerar eletricidade e a BIOMASSA, que, através da fotossíntese, as plantas capturam a energia proveniente do sol e transformam em energia química. Esse tipo de energia pode ser convertida em eletricidade, combustível ou calor. Um exemplo disso é a cana -de -açúcar.

As energias alternativas possuem o potencial de atender a maioria da demanda crescente por energia . Essas fontes possuem três principais vantagens:

-VIABILIDADE ECONÔMICA;

-A SUSTENTABILIDADE DESSAS FONTES e

-A DISPONIBILIDADE DE RECURSOS RENOVÁVEIS PARA A SUA GERAÇÃO, QUE PODE VARIAR EM CADA REGIÃO DO PLANETA.
Qualquer seja a fonte de energia usada, o importante é que tenham uma emissão baixissíma de gases poluentes e grande capacidade de renovação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário